"Portanto, se vos fará noite, para que não haja profecia, e haverá trevas, para que não haja adivinhação, e se porá o sol sobre esses profetas, e o dia sobre eles se enegrecerá."
Miquéias 3:6 Versão ARC
Contextualização
Esta profecia de Miquéias revela um Deus desiludido e desolado com o seu povo, um Deus desesperado com a direcção que levavam. Deus, quando fez o homem, fê-lo à sua imagem e conforme à sua semelhança. A esperança de Deus era que o homem seguisse o curso que Ele tinha traçado. Que dominasse sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre o réptil que se move sobre a terra. (Ver Génesis 1:26) O homem deveria representar Deus aqui na terra com toda a autoridade e terra o domínio sobre todas as coisas. O homemdeveria ser justo e perfeito como é justo e perfeito o seu Criador. Mas o homem decidiu exercitar o seu poder decisório e as sua autonomia criativa. Então surgiu todo o caos e a perda de domínio que era esperado que o homem tivesse.
Meditação
Na época de Miquéias, o povo de Deus vivia uma vida desprovida de justiça e da perfeição com que Deus idealizara. Muitos falsos profetas prediziam o bem e um futuro próspero para o povo de Deus. Não os incomodava a pobreza, a penúria, o sofrimento e a morte das multidões. Todos olhavam para futuro como se fosse de muita prosperidade. Uma mentira descarada! E Deus se afligia e sofria com isso, pois Ele sabia donde provinha toda a dor, toda a angústia, toda a depressão que acompanhava seu povo. E Deus envia o profeta para que informasse aos videntes e adivinhadores da época e que se apresentavam em seu nome, que o dia viria em que a paz que prometiam não chegaria nunca e que "...a noite se fecharia ao seu redor...". Que procurariam a luz para encontrarem a direcção a seguir e só encontrariam a escuridão. Não saberiam tanto os profetas como aqueles que os ouvem para onde ir. Seria o desalento e a angústia. Tal como naquele passado distante, Deus tem procurado entender o seu povo, aqueles por quem seu Filho Jesus Cristo deu a vida, compreender quais as suas motivações, quais os seus planos. E verifica que todos continuam a sua caminhada como se tudo estivesse bem e nenhum mal iria sobrevir. E o alerta de Deus é o mesmo: "...a noite se fechará..." ao redor de todos aqueles que teimam em ouvir as profecias do bem, do futuro bem sucedido, que não procuram em Deus conhecer a verdade e as estações ou os tempos. É tempo de buscarmos sem subterfúgios o Reino de Deus mais do que as coisas terrenas. Em Mateus 6:19 (NVT) Jesus Cristo foi claro sobre esta questão afirmando: "Não ajuntem tesouros aqui na terra, onde as traças e a ferrugem os destroem, e onde ladrões arrombam casas e os furtam." "Buscai o Reino de Deus e a sua justiça." (Ver Mateus 6:33 ARC) Estas afirmações procuram alertar os homens para estarem atentos à Palavra de Deus (tesouros no céu) e as suas predições e não se acomodarem e nem acreditarem no que houve e vêem ao seu redor (tesouros aqui na terra). Não trouxemos nada a este terra e dela nada levaremos quando partirmos. Busquemos a verdade que verdadeiramente nos libertará. E Jesus foi peremptório ao afirmar: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." (João 14:6). Tudo o procuramos está em Jesus Cristo. O caminho que devemos seguir sem hesitação. Se há alguma verdade que buscamos sobre nós, a nossa existência e o nosso futuro, essa verdade está em Jesus Cristo. Ele é a verdade absoluta que almejamos alcançar. tudo o resto quanto fazemos resume-se exactamente a isso, resto. Porquê nos preocupamos com a morte? Ela foi vencida com a ressurreição de Jesus Cristo. Ele é a vida que tanto buscamos. E não riqueza que nos dê vida como desejaríamos. Nele está a vida eterna. Amém!
Se gostou deste post partilhe com os seus conhecidos e glorifiquemos a Deus fazendo conhecida a sua Palavra.
NA PRESENÇA DE DEUS é um espaço virtual criado e elaborado com o objectivo de partilhar a palavra de Deus a todos os homens, através de meditações mensais, resultados de introspecção efectuadas por um homem simples e comum, porém com um coração rendido a Deus.
Palavra maravilhosa e gratuita. Aí sim estanonpoder de Deus. Deus seja louvado eternamente. Amém.
Glória a Deus. Ele é Alfa e Ômega e a Sua palavra não muda. Nós é que mudamos de acordo com as nossas conveniências, nos esquecendo de que tudo pertence a Ele, incluindo nós mesmos.