"Felizes os que choram, pois serão consolados." Versão NVT 2020
Mateus 5:4
Contextualização
No contexto em que Cristo falava na época, os que choravam eram todos aqueles que lamentavam a condição espiritual e de identidade nacional do povo de Israel. Para eles, Deus os havia abandonado ao seu próprio destino. Não se lembrava de que os havia escolhido como povo de Deus e os separado para sua glória. Lamentavam e choravam.
Meditação
Como podem aqueles que choram, ser felizes? Esta é uma das muitas contradições entre a lei humana e a lei divina, entre, como os homens avaliam e interpretam os eventos que ocorrem e como Deus os vê e interpreta. Se lemos os capítulos 5, 6 e 7 do livro de Mateus, nos surpreendemos como Jesus Cristo põe de avesso todas os nossos conceitos humanos sobre a felicidade e sobre uma boa vivência entre os homens e como Deus valorizava os factos que nos acompanham no dia a dia. Quem é feliz? A felicidade é sempre interpretada como um conjunto de sentimentos prazerosos, que nos infundem alegria interior e bem estar e paz. Como podem as lágrimas infundirem esse sentimento nos homens? Deixando que Deus assuma o controle das nossas vidas e recebendo a paz diferente da que recebemos no mundo. (Veja João 14:27 ARC 2009) No versículo da nossa meditação, o povo de Israel sentia que tinha sido abandonado por Deus e chorava lamentando a sua desgraça. Jesus Cristo, pelo contrário, dizia que aqueles que acreditam no Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, deveriam ser felizes, manter a confiança e se alegrar, pois Deus não se esquecera da sua promessa. E as promessas de Deus são sempre firmes pois assim diz, cito: "... O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade." Incluíndo as sua promessas. (Isaías 46:10 ACF Online) A sua palavra prevalece sempre de acordo com o seu plano, sua vontade e o seu propósito. A instrução a todos aqueles que fazem parte do Reino de Deus, é que devem ser sempre felizes mantendo sempre uma expectativa positiva perante todas as circunstâncias que eventualmente possam estar vivendo, pois Deus os consolará. Então, alegrem-se, sejam sempre felizes e glorifiquem a Deus em todo os momentos, pois isso é que Ele espera dos seus verdadeiros filhos. (Veja I Tessalonicenses 5:18 ARC 2009) Se gostou deste post procura partilhar para que assim a glória de Deus se espalhe em toda a terra.
NA PRESENÇA DE DEUS é um espaço virtual criado e elaborado com o objectivo de partilhar a palavra de Deus a todos os homens, através de meditações mensais, resultados de introspecção efectuadas por um homem simples e comum, porém com um coração rendido a Deus.