"Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito. E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente. - Versão ARC de 2009
Génesis 17:1-2
Contextualização
Esta afirmação reflecte o pacto ou acordo que Deus quis fazer com Abrão. Quando Deus fez a afirmação acima, Abrão era da idade de 99 anos de idade e ainda não tinha um filho, um herdeiro. Deus para confirmar o pacto ou acordo que fazia a Abrão, após analisar a profundidade da sua fé, Deus altera o nome dele para Abraão, ou seja, pai e muitas nações. Pela geração de Abraão foram formadas as muitas nações como Deus prometera, pois Ele é fiel à sua palavra. E para isso revela a Abraão que Ele era o El-Shaddai ou seja, o Deus Todo-poderoso.
Meditação
Pacto significa o acordo entre duas ou mais pessoas onde são definidos os termos da sua relacão. Deus estabeleceu os termos do seu acordo com Abraão extensivo a todos os homens. Na versão NVT, o mesmo versículo acima vem com esta formulação mais didática sobre o acordo estabelecido: "Eu sou o Deus Todo-poderoso. Seja fiel a mim e tenha uma vida íntegra. Farei uma aliança com você e lhe darei uma descendência incontável." O que Deus pretende é garantir um pacto de mútua confiança com o homem que se resume numa relação de integridade e fidelidade. Fidelidade e integridade são chamados para esse pacto de Deus. Também é garantido a contrapartida caso o acordo seja respeitado pelas partes. Seja perfeito como eu sou perfeito é o desafio que Deus coloca a todo o ser humano. (Ver Mateus 5.8) A perfeição caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidade e não tem e nem apresenta nenhum defeito. Reflecte o grau de excelência, bondade ou beleza que Deus espera que o homem possa chegar. Esse é a natureza e o carácter do homem que Deus espera que cada um de nós atinja. Andar com Deus nessa perfeição significa concordar com Deus, ter uma comunicação permanente com Deus, harmonizar todas aos coisas com a vontade de Deus, combinar todas as decisões com Deus e alinha-los à sua vontade, compartilhar todos os momentos com Deus e estar sempre em sintonia com Deus. Aí sim, teremos atingido a devida perfeição como Jesus Cristo atingiu durante a sua permanência terrena tendo recebido de Deus este elogio: "Este é o meu filho amado, em quem me comprazo." (Ver Mateus 3:17 ARC de 2009). Significa que Jesus Cristo foi aquele que deu alegria a Deus na sua atitude, no seu comportamento e em tudo o que fez, aquele que deixou Deus feliz. Quando caminhamos com Deus dando-lhe alegria e felicidade, recebemos bênçãos infinitas e Ele garante que o concerto que estabeleceu connosco de ser o nosso Deus permanecerá perpétuo. Se gostou deste posto partilhe para a glória de Deus.
NA PRESENÇA DE DEUS é um espaço virtual criado e elaborado com o objectivo de partilhar a palavra de Deus a todos os homens, através de meditações mensais, resultados de introspecção efectuadas por um homem simples e comum, porém com um coração rendido a Deus.