O poder da abstinência na luta

"E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível." - Versão ARC 2009 I Coríntios 9:25 Contextualização O poder da abstinência e disciplina é o elemento chave em tudo o que queremos fazer. E o alvo é a coroa ou o prémio que […]
Ler mais

O poder da abstinência na luta

Agosto 20, 2022
A abstinência como elemento crítico para luta dos filhos de Deus

"E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível." - Versão ARC 2009

I Coríntios 9:25

Contextualização

 O poder da abstinência e disciplina é o elemento chave em tudo o que queremos fazer. E o alvo é a coroa ou o prémio que esperamos receber e que nos será entregue. Saber exactamente o que queremos ser ou fazer pode ser o diferencial entre sucesso e o fracasso. Por isso, definir com objectividade qual é o nosso propósito de vida, o que almejamos ser e que legado queremos deixar, deve ser o fundamento da nossa da nossa caminhada e existência. Podemos procurar e buscar algo para alcançar uma coroa corruptível ou perecível, ou seja, com valor material mas sem valor espiritual. Isto é, um prémio ou gratificação que nos deixa no final mais empobrecidos espiritualmente. E até menos felizes ou totalmente infelizes do que o quanto estávamos no ponto de partida. Depois de todo o esforço, empenho e dedicação, nos sentirmos sós, deprimidos, desiludidos ou desqualificados com o resultado alcançado. Precisamos sim, de correr ou buscar algo, sabendo quão soberbo será o nosso galardão. O quanto valioso terá sido o nosso esforço, a nossa entrega. Que usamos o nosso tempo de forma efectiva, positiva e agradável.

Meditação

Na versão da Bíblia NVT 2020 o versículo acima tem a seguinte fantástica formulação: O atleta precisa ser disciplinado sob todos os aspectos. Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível! Nós, porém, o fazemos para ganhar um prémio eterno.”  Genial! Paulo fazia o comentário constante no versículo do dia para demonstrar o quão zelosos devemos ser durante a nossa relação com Deus. Que se exige dessa relação: Abstinência, esforço, dedicação, zelo, paciência e muita disciplina. A abstinência, como a privação voluntária de algo que muito desejamos. A nossa caminhada com Cristo na terra é uma luta sem tréguas. Em Efésios 6:12 está bem explícito esta verdade. Se formos pela versão NVI da Bíblia assim está referido: "...pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." Dito de outra forma, existem dois mundos. O mundo das trevas e o mundo da luz. Mais do que uma luta física em que nos vemos envolvidos, estamos numa verdadeira luta espiritual. A luta entre as trevas e a luz.  A luta entre a mentira e a verdade. Jesus dizia: Eu sou a luz do mundo. (Ver João 8:12 na Versão FRC 2009). Ou seja, quem está em Cristo ou caminha com Cristo está na luz, pois Ele mesmo confirmou que quem o segue, nunca andará em trevas, ou seja, nunca andará na escuridão. Por isso, as forças das trevas procurarão combater essa luz. Dizia mais, "...se a luz que está em vocês é na verdade escuridão, como é profunda essa escuridão." (Ver Mateus 6:23 versão NVT) Sendo uma luta, ela exige preparação, estado de espírito adequado e muita vontade para vencer. O nosso estado moral será o factor crítico para a vitória. Por isso, sem uma entrega total e sem a abstinência aos muitos prazeres da vida, sem dedicada disciplina, poderemos estar correndo ou lutando em vão.

O acto de disciplina determina sempre o alcance da vitória, o alcance da coroa que esperamos ter, da glória que queremos que nos seja concedido. Abster-se de violar a lei de Deus e seus mandamentos é o elemento diferencial nessa luta espiritual e na nossa relação como nosso Pai Celestial. Não pode ser de outro modo. E como referido, é uma luta contra poderes invisíveis, poderes espirituais, poderes satânicos, os quais nem sempre conseguimos identificar.

E Deus garante a vitória, nos convidando a irmos perante o seu tribunal e apresentar a nossa causa baseado na sua lei. Diz ainda que ouvirá a nossa causa e suportará a nossa demanda. (Ver Isaías 41:21-23) Essa luta não a venceremos por força própria, precisamos nos socorrer da força divina, na busca de protecção para o alcance da nossa vitória.

Se pretende ganhar o prémio celestial deverá colocar a disciplina, privando-se do muito que é apetecível neste mundo, na sua luta pela fé como o motor de toda a sua actuação e de todas as suas motivações. E Deus lhe dará a coroa de glória prometida.

Se gostou deste post partilhe para a glória de Deus
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

DEIXE AQUI
SUA MENSAGEM

Contact Form Demo
Na Presença de Deus 2024. Designed and Developed by Duu Creative Studio.
envelopephone-handsetmap-marker
0
Would love your thoughts, please comment.x
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram