O que significa andar na presença de Deus?

"Eu sou o Deus Todo-poderoso, anda na minha presença e sê perfeito." - Versão ARC 2009 Génesis 17:1 Contextualização "Eu sou o Deus Todo-poderoso..." Assim Deus se apresentava aos filhos de Israel. Assim Deus continua a se apresentar a cada um de nós. A nossa relação com esse Deus passa primeiro por reconhecê-lo como Deus. […]
Ler mais

O que significa andar na presença de Deus?

Abril 20, 2023
Só com a ajuda de Deus poderemos andar na Sua presença

"Eu sou o Deus Todo-poderoso, anda na minha presença e sê perfeito." - Versão ARC 2009

Génesis 17:1

Contextualização

"Eu sou o Deus Todo-poderoso..." Assim Deus se apresentava aos filhos de Israel. Assim Deus continua a se apresentar a cada um de nós. A nossa relação com esse Deus passa primeiro por reconhecê-lo como Deus. E não qualquer deus, mas o Deus que detém o poder infinito. O Deus que tem em si todo o poder nos céus e na terra. O único Deus em quem podemos confiar. A soberania de Deus reflecte-se no seu poder infinito e no seu domínio sobre toda a criação.

Como podemos andar na presença de Deus Todo-poderoso? Deus pode colocar-nos um desafio à nossa escrava mentalidade, aos nossos pobres preconceitos, à nossa fútil filosofia de vida. Assim foi com Abraão. Quando Deus colocou-lhe o desafio citado no versículo acima, apresentou-se como o El-Shaddai, ou seja, o Todo-poderoso. O Todo-poderoso é aquele que tudo pode. Em quem nada é impossível. Que tem o poder absoluto. Que possui o domínio total sobre tudo e sobre todas as coisas. 

Para Deus, não importa as circunstancias que nos rodeiam. Não importa o problema enfrentado. Não importa a nossa debilidade física, mental ou espiritual. Não importa as tempestades da vida porque estamos passando. "Eu sou o Deus Todo-poderoso..." assim se classificou Deus a Abraão. e assim continua se classificando nos tempos hodiernos a qualquer um que o busca de todo o coração.  Poderemos andar por onde quisermos, não encontraremos outro que se assemelhasse ou se comparasse a Ele.

O que Abraão deveria fazer? Deveria confiar Nele totalmente. E estar certo de que tudo seria possível. 
Porém, só seria possível numa condição colocada pelo próprio Deus: Se Abraão andasse na Sua presença e buscasse a perfeição continuamente.

Meditação

A exortação acima foi dada a Abraão na forma de uma aliança, de um pacto entre o Rei, com domínio absoluto e eterno e o seu súbdito. Deus afirma categoricamente: "Eu sou o teu Deus Todo-poderoso.." Deus não coloca a hipótese de haver outro igual e outro que tudo pode. 

Deus se coloca acima de todos os demais deuses criados ou inventados, que eram aceites por outros povos ou os deuses que ele conhecia por inerência da sua cultura. Em seu poder soberano decreta tudo o que acontece nos céus e na terra. (Veja Deuteronómio 10:17 Versão ARC 2009) Deus se coloca como aquele em quem Abraão deveria crer absolutamente. Que Abraão deveria buscar ou colocar a sua esperança Nele. Note que há uma certeza e firmeza na afirmação de Deus.
 
E Deus esperava que Abraão assumisse essa firmeza e essa certeza absoluta que lhe era dada. Que Ele cresse que nesse e através desse Deus tudo era possível. Mas para isso, havia duas condições a seguir. Por isso continuou confrontando a Abraão: "...anda na minha presença..." e mais adiante adianta "...e sê perfeito." 

Andar continuamente na presença de Deus parece impossível. São vários os desafios e circunstancias que enfrentamos no dia a dia. 

E Deus sabia que Abraão enfrentaria essas mesmas circunstancias da vida. Que a sua mente seria distraído por desafios que a vida comum humana contem. Que pensamentos de descrença e incerteza iriam borbulhar no seu coração. Que as pessoas ao seu redor eram também um desafio a considerar face aos seus interesses e culturas. Que procurariam influencia-lo a seguir seus deuses, suas crenças. Que haveria momentos em que precisaria tomar decisões em tempo real. E aquela batalha mental tentaria interferir contra o seu coração e influenciar o rumo a seguir. Decisões difíceis e conflituantes com a sua crença e sua fé. 

Do mesmo modo caminhamos neste universo, sempre desafiados pelas circunstâncias e pela cultura nossa ou a de outros povos. Porém o que Deus nos diz é: Confia em mim pois tenho poder absoluto para proteger-te e livrar-te da descrença, desse conflito interior. Que não devemos recuar e nem procrastinar. Nelas, as decisões, por vezes parece que a presença de Deus é uma inutilidade. É uma perca de tempo e de oportunidades. Que podemos e devemos avançar sozinhos. E muitas vezes o fazemos. 

Porém Abraão assumiu o compromisso com seriedade e cometimento! O que Deus exigiu dele foi que andasse na Sua presença. Ou seja, lembrar-se continuamente de que Deus era a única fonte de poder e de sabedoria que ele deveria perseguir. Qualquer que fosse a circunstância. Qualquer que fosse o desafio. Qualquer que fosse o problema. Seria em Deus que ele encontraria suporte. 

E ele andou, independentemente de não saber para onde ia e nem que destino o estava reservado. Ele seguiu a Deus com confiança absoluta mesmo não vendo esse destino com que Deus o cativava, essa terra prometida. Pois ele aceitou que Deus era o Todo-poderoso. (Ver Hebreus 11:8-10)

Andar na presença de Deus, exige de todos algum sacrifício. O sacrifício de deixar tudo o que é nosso, tudo o que aprendemos, tudo o que amamos, a nossa zona de conforto. Sair e ir para o lugar que Deus promete, mesmo que nação seja visível. Mas mais do que isso, Deus impõe outra condição de vida, de caminhada. Nos desafia a um novo paradigma de vida, a uma mudança não só exterior mas também interior. Uma mudança de comportamento e de atitudes. Por isso Deus continua: "...sê perfeito...". 

Deus sabia que Abraão não era perfeito. Mas exige a que ele se entregue ao processo da busca da perfeição. Caminhar com Deus é procurar estar sempre na sua presença e honra-lo, ou seja, dignificar a Deus com o nosso ser. Esse é o sacrifício exigido, o preço a pagar na busca da perfeição. Uma busca continua do melhor que possamos dar a nós próprios e todos aqueles que nos rodeiam.

Todos nós não somos perfeitos. Precisamos de ter essa vontade interior de buscar a perfeição. Todos aqueles que queiram caminhar na presença de Deus são chamados a essa busca permanente da perfeição. Sem ela - a perfeição - não estaremos em condições de nos apresentar perante o Todo-poderoso, em toda a sua glória. E muito menos de andar na Sua presença. Para isso, devemos refrear todo o nosso passado costumeiro e seguir a Deus em toda a sua plenitude.

E Deus nos dá uma garantia: Se andarmos na sua presença e buscarmos a perfeição confirmará a sua aliança connosco e nos abençoará.

Se gostou deste blog partilhe-o para que possamos glorificar o nosso Deus.

Categorias

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

DEIXE AQUI
SUA MENSAGEM

Contact Form Demo
Na Presença de Deus 2024. Designed and Developed by Duu Creative Studio.
envelopephone-handsetmap-marker
0
Would love your thoughts, please comment.x
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram