Um povo de Deus na terra

"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, o sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." - Versão ARC 2009 Genesis 1:26 Contextualização A historia da criação da […]
Ler mais

Um povo de Deus na terra

Janeiro 20, 2023
Somos um povo feito a imagem e semelhança de Deus

"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, o sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." - Versão ARC 2009

Genesis 1:26

Contextualização

A historia da criação da terra e do homem continua a alimentar muito debates, muitas investigações e muitas teorias. É natural que queiramos saber quem somos. Em que lugar estamos. Porque morremos e para onde vamos. Se existem outros seres para além de nós neste imenso universo. O que parece certo hoje, amanhã pode ser desmentido pelas descobertas. Como ansiamos ter uma nova terra algures nesse espaço sideral! É um sonho e um enigma que continuamos procurando e buscando a sua resposta. Há porém uma resposta única: Somos seres humanos criados por Deus. Feitos a sua imagem e conforme a sua semelhança. Dotados de todas as habilidades que Deus tem. Podemos acreditar nisso ou rejeitar. Nao altera de forma nenhuma o que somos e a nossa ansia de percebermos que somos. Se cremos em Deus então estamos certos que só sobreviveremos se nos mantermos na presença de Deus. Se não cremos em Deus continuaremos deambulando nos nossos pensamentos, nas nossas divagações, buscando até no infinito respostas que pretendemos.

Meditação

Deus sempre se apresentou como Rei e Senhor, ou seja, soberano. Não existe Rei sem reino e não existe reino sem povo. Também não existe povo sem nação e não existe nação sem povo e sem um governo. Deus ao criar a terra e dotá-la de todas as condições para a nossa sobrevivência, procurou dar ao seu governo uma nação santa aqui na terra e um povo que manifestasse na terra a cultura e o modo de vida do seu povo, no domínio celestial. 

Adão e Eva, nossos predecessores, rebelaram-se contra o seu Criador e ficaram afastados da Sua presença. Essa capacidade de decidir que nos foi dado foi o mote para desejarmos experimentar outras coisas, outros saberes. E, por consequência, a terra onde fomos colocados ficou por razão dessa rebelião, corrompida. Tudo de bom que nos perseguia incluindo a presença diária de Deus no limiar da tarde se perdeu. Iniciamos um ciclo de violência, de assassinatos, de mentira, de desrespeito ao nosso semelhante, de uma vida dissoluta e não honrosa. Tudo o que somos infelizmente, na maioria das vezes, hoje. Sem amor próprio, sem amor aos outros, arrogantes, e por aí fora. (Ver Romanos 1:18-32 Versão de 2009) 

O propósito primário de Deus ao criar o homem era garantir uma relação profícua com a sua criatura, com os homens que o aceitassem, com o seu povo. Por isso Deus fez essa criatura - o homem no sentido lato - à sua imagem e conforme à sua semelhança. Deus pretendia ter um povo e uma nação aqui na terra com quem se relacionar e que estivesse na terra que Ele criara. Ao criar a terra e tudo o que nele há Deus estava preparando o terreno para que essa criatura, o homem, tivesse o domínio pleno sobre a terra, sob a autoridade divina, a autoridade de um Rei. E sujeitasse a terra e dominasse sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Ver Génesis 1:28) Da descrição, fica claro que a nação de Deus não tinha a autoridade para dominar ou sujeitar o seu semelhante. E vemos na história que Deus nos conta através da Bíblia, que Ele sempre se apresentou como Senhor e Rei para todos os efeitos. Rei é aquele que reina, que tem o domínio pleno sobre o seu reinado, e que tem todos os seus súbditos sob seu poder e autoridade.

Somos muitas vezes levados a acreditar que um dia iremos estar com Deus nos céus. Esta é uma doutrina falaciosa e contrária aos planos de Deus. Em Salmo 115:16 está explicito o seguinte: "Os céus são os céus do Senhor - isto é, Deus e de mais ninguém - mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens." E em Apocalipse 21:1 está registado o seguinte: E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já primeiro céu e a primeira terra passaram...". A terra será reposto na perspectiva do que Deus pretendeu em Génesis 1 e 2.  Deus criou a terra e a atribuíu ao homem para que a sujeitasse e dominasse. Pressupunha que o homem habitaria a terra eternamente. 

E a palavra do Rei é sempre uma lei. Se assumirmos que Ele é o Rei Eterno, então assumiremos que a Sua Palavra - conforme consta na Bíblia - prevalece. Não deve ser violada. Por isso Deus foi enfático quando afirmou: "...assim. será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que que me apraz..." (Ver Isaías 55:11) Este foi o plano divino e sempre será. Na sua estratégia de ocupação da terra criada, Deus formou um ser a que chamou homem. Homem que é constituído pelo, espírito, possui uma alma e vive num corpo. A existência de qualquer que seja o ser na terra terá impreterivelmente que possuir estas três características. Nenhum espírito poderá ou estará autorizado a habitar a terra sem esta característica. Tudo o que não se conformar com estas qualidades está em uma situação ilegal na perspectiva de Deus.

Deste modo, para todos aqueles que crêem em Deus e aceitam a Jesus Cristo, fazem parte de um povo de Deus na terra. Ficou registado na Sua palavra que "...vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou - Jesus Cristo - das trevas para a sua maravilhosa luz." (Ver I Pedro 2:9 Versão de ARC de 2009) Fazemos parte de uma geração que Deus elegeu e colocou na terra com uma missão, anunciar as virtudes do Reino de Deus. Somos parte do sacerdócio real, ou seja, somos sacerdotes do Rei, do nosso Deus, fazemos parte dessa nação santa aqui na terra por sermos um povo adquirido com o maravilhoso sangue derramado na cruz. 

Jesus Cristo durante a sua estadia na terra pregava uma única e simples mensagem: "Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus, ou seja, é chegado o Reino de Deus aqui na terra. Todos aqueles que se arrependiam da rebelião dos nossos predecessores e buscavam ter uma relação profícua com Deus, passavam a fazer parte desse Reino. E esse Reino tem leis, tem regras de convivência, tem uma cultura própria, tem um estilo de vida que os caracteriza, e são cidadãos desse reino. Não são membros de uma religião, não são membros de uma seita, não pertencem a uma determina congregação seja ela de natureza for, são simplesmente cidadãos do Reino. Com todos os previlégios inerentes a uma cidadão desse reino. A Bíblia é a constituição para esses cidadãos. E lá onde encontram tudo o que precisam fazer para serem considerados cidadãos exemplares.

Sejamos parte dessa cidadania aqui na terra anunciando as grandes virtudes que o nosso Deus e Rei nos deixou quando disse: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Evangelho no sentido de boa nova. E a boa nova era que o Reino de Deus estava de volta a todos nós. E esta é a boa nova que Jesus Cristo pregava: "Arrependei-vos, porque é chegado o Reino de céus." (Ver Mateus 4:17 Versão ARC de 2009) 

Partilhe este post com todos os seus amigos e conhecidos para a Gloria de Deus.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

DEIXE AQUI
SUA MENSAGEM

Contact Form Demo
Na Presença de Deus 2024. Designed and Developed by Duu Creative Studio.
envelopephone-handsetmap-marker
0
Would love your thoughts, please comment.x
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram